Avanços na Saúde

Publicado em 21 de setembro de 2016

PAI-Saúde: dois anos e meio de sucesso em Paranavaí

UBSs atendem em média 7 mil consultas médicas todos os meses. O número de visitas domiciliares feitas pelos ACSs é ainda maior: foram 98.333 visitas domiciliares em quatro meses

Saúde-01Entre as principais conquistas para a Saúde em Paranavaí, diversas estão ligadas especificamente ao PAI-Saúde (Plano de Ações Integradas de Saúde), lançado no dia 12 de março de 2014. Através dele, o município conseguiu investir na ampliação de instalações físicas e serviços, modernização do sistema de gestão e na implantação de novos programas, pensados para atender todas as faixas etárias.
Um levantamento feito pela coordenação do Estratégia Saúde da Família (ESF) e pelo setor de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) aponta que de maio a agosto de 2016 (período de quatro meses), o município registrou 27.509 consultas médicas através do ESF nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Paranavaí. “Isso dá uma média de quase 7 mil consultas por mês nos postos de saúde. Além disso, também tivemos 15.947 consultas de enfermagem nas UBSs, 1.247 visitas domiciliares feitas por médicos, outras 1.529 visitas domiciliares feitas por enfermeiros mais 6.713 visitas feitas por técnicos de enfermagem. O número de visitas domiciliares feitas pelos ACSs (Agentes Comunitários de Saúde) é ainda maior. Foram 98.333 visitas domiciliares em quatro meses, ou seja mais de 24.500 visitas de ACSs nas casas todo mês. Por isso reafirmo, como sempre digo: Paranavaí tem hoje um dos melhores atendimentos em saúde do país”, destaca o secretário de Saúde do município, Agamenon Arruda de Souza.

Números elevados com 100% de cobertura do ESF
Estes números são resultado do investimento feito em medicina preventiva através do PAI-Saúde, com a introdução do Saúde para Todos, pelo qual o município alcançou 100% de cobertura do ESF, implantando todas as equipes necessárias para dar cobertura total à cidade. Em 2009, Paranavaí contava com 12 equipes de ESF; hoje são 24 equipes, garantindo cobertura de atendimento para 100% da população.
Com essa cobertura total, resultados como a queda significativa do índice de mortalidade infantil podem ser comemorados. O município conseguiu baixar 66,37% o índice em sete anos. Quando o prefeito Rogério assumiu a administração, em 2009, Paranavaí tinha o índice de mortalidade infantil mais alto dos últimos 12 anos. Eram quase 20 óbitos de crianças com até 5 anos de idade, para cada mil nascidos vivos. O muncípio trabalhou sistematicamente para baixar este índice e em 2015 registrou o menor coeficiente da história: 6,49.

4ª cidade do Paraná com o Programa Melhor em Casa
Paranavaí também foi o 4º município do Estado a implantar o Programa Melhor em Casa, que presta atendimento domiciliar para pacientes acamados. Desenvolvido pelo Governo Federal, o Melhor em Casa visa proporcionar ao paciente um cuidado contextualizado à sua cultura, rotina e dinâmica familiar, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções. Além disso, potencializa uma melhor gestão dos leitos hospitalares. Para tanto programa conta com Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) composta por uma médica, enfermeira e duas técnicas de enfermagem, além de uma assistente social da Equipe de Apoio. As visitas aos pacientes são diárias e a equipe fica disponível das 7h às 20h para o cuidado individual.

Novos equipamentos e serviços para atender à população
Dentro do PAI-Saúde o município tem hoje 6 UBS (Unidades Básicas de Saúde) em construção. Somando às outras 6 UBSs já entregues desde o início da gestão, o município ampliou de 11 para 23 o número de postos de saúde na cidade
Também foi através do PAI-Saúde que o município colocou em funcionamento a Academia da Saúde, no Jardim Maringá; e a sede própria do CAPS infantil, que atende crianças com problemas psicossociais e hoje é oficialmente credenciada junto ao Governo Federal.
Com o PAI-Saúde, o municípo também conseguiu articular ações e empenhar esforço para importantes conquistas como a implantação do SAMU (que já fez mais de 8 mil atendimentos desde sua implantação em 2014); a liberação da construção da UPA (Unidade de Pronto de Atendimento), que tem mais de R$ 1,1 milhão de investimento e deve ser entregue até o o início de 2017; e a conclusão do Hospital Noroeste, que vai ampliar o número de leitos hospitalares e serviço de UTI em Paranavaí.

Odontologia em 1º lugar no Paraná
Os avanços também chegaram à área odontológica, com a adesão do município ao Programa de Melhoria da Qualidade do Ministério da Saúde (PMAQ), que tem garantido mais investimentos e qualidade no atendimento à saúde bucal. Para se ter um ideia, em 2015, o setor de Odontologia conquistou o 1º lugar no Prêmio Paraná Sorridente, que avalia os melhores programas integrais de atendimento em todo o Estado. No início de julho (2016), o setor de Odontologia começou a atender os pacientes também em um período alternativo: das 18h às 22h, na Unidade de Saúde localizada entre as ruas Sílvio Vidal e Getúlio Vargas (Antigo Nis Central – atrás da Igreja São Sebastião). Com isso, os pacientes têm à disposição o atendimento odontológico durante 12 horas todos os dias úteis em Paranavaí.

Interligação do sistema online
Também começou a operar oficialmente no dia 1º de julho (2016) a interligação do Sistema de Informação dos serviços da Saúde em Paranavaí. A interligação unificou todos os prontuários de pacientes das UBSs em um sistema próprio. A ideia é que o paciente evite sair do seu postinho de referência e fique sendo atendido sempre pelo mesmo médico responsável da equipe do ESF (Estratégia Saúde da Família), que já está acompanhando o caso, ao invés de buscar atendimentos em várias unidades de saúde diferentes. Mas, caso seja necessário essa mudança de atendimento, o próximo médico terá acesso ao prontuário e o histórico online do paciente. As equipes passaram por um ano e meio e várias fases de treinamento para a implantação completa do sistema de informações online em todas as unidades de saúde do município. Com a implantação, a administração investe em torno de R$ 8 mil por mês para o funcionamento da interligação do sistema de informações da Saúde.
“Estes são apenas alguns exemplos de ações e programas que conseguimos implantar em Paranavaí através do PAI-Saúde. Temos inúmeras ações que não conseguimos listar, mas estou certo de que a população atendida conhece muito e sabe que tem todos os benefícios ao alcance das mãos. São programas para a Terceira Idade, crianças, mães, etc. Atendemos todas as classes sociais e todas as faixas etárias com a maior atenção e buscando fazer sempre o melhor para a população”, frisa Agamenon.
Secretaria da Comunicação

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.