Pesquisas: prenúncio de tempestades

Publicado em 20 de setembro de 2016

A Rádio Transamérica divulgou hoje uma pesquisa devidamente registrada na Justiça Eleitoral.
Os números se espalharam como rastilho de pólvora.
Pela pesquisa, se as eleições fossem hoje o Delegado Caíque (PSDB) teria 47,09% dos votos; em seguida Valdir Tetilla (PMDB), com 21,36%; Maurício Yamakawa, na terceira colocação, com 19,17%; Rael Moraes (PSOL) com 0,97%; e o Professor Ivan Bernardo (PSTU) com 0,73%.
Estes números são da pesquisa estimulada e pela margem de erro (4,9%) para mais ou para menos, Tetilla e Maurício estão tecnicamente empatados, sendo grande a vantagem do primeiro colocado.
Para efeito de comparação, a soma dos quatro candidatos que ocupam da segunda a quinta colocação, aponta 42,23% das intenções de votos, e é inferior aos 47,09% do primeiro colocado, segundo a pesquisa da IRG, empresa que fez a consulta.
A Pesquisa foi registrada sob o número PR-01043/2016.
Os números foram comemorados no ninho tucano, obviamente.
A coligação de Maurício Yamakawa tentou, sem sucesso, impugnar a pesquisa, mas a Justiça Eleitoral considerou o pedido improcedente.
Agora a informação espalhada hoje nas redes sociais é que o candidato Valdir Tetilla, que certamente não gostou dos números, registrou uma pesquisa no Tribunal Eleitoral, que deverá ser realizada pela empresa Datasonda Pesquisas Ltda, e terá início amanhã, (21).
É mais um início da briga e da dança dos números.

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.