Dilma atinge 53% e abre 6 pontos de vantagem sobre Aécio, diz Datafolha

Publicado em 23 de outubro de 2014

Da Folha de São Paulo

Pesquisa Datafolha finalizada nesta quinta-feira (23) mostra a presidente Dilma Rousseff (PT) pela primeira vez à frente do senador Aécio Neves (PSDB) no segundo turno da eleição presidencial.
Conforme o instituto, Dilma tem 53% das intenções de votos válidos, enquanto Aécio tem 47%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A diferença entre eles, portanto, está além dos limites máximos da margem.
Nas quatro pesquisas anteriores do Datafolha neste segundo turno, a situação sempre foi de empate técnico. Nas duas primeiras, com o tucano numericamente à frente (ambas por 51% a 49%). Nas duas últimas, com a petista numericamente à frente (nos dois casos, por 52% a 48%).
Em votos totais, Dilma alcança 48%, Aécio atinge 42%. Brancos e nulos somam 5%. Outros 5% dizem não saber em quem votar.
A nova pesquisa Datafolha também investigou a avaliação do governo Dilma. Segundo o levantamento, 44% julgam a administração petista “boa ou ótima”, ante 42% do levantamento anterior.
Trata-se do melhor patamar desde junho de 2013. No mês das grandes manifestações de rua, a aprovação de Dilma despencou de 57% para 30%.
A pesquisa mostra ainda que 41% dos eleitores afirmam que não votam em Aécio “de jeito nenhum”. Em duas semanas, a rejeição dele subiu 7 pontos (era de 34% em 9 de outubro). Já a taxa de rejeição de Dilma está em 37% —6 pontos a menos do que o registrado há duas semanas (43%).
Por encomenda da Folha e da TV Globo, o Datafolha ouviu 9.910 pessoas na quarta (22) e nesta quinta (23). O nível de confiança do levantamento é 95% (significa que em 100 pesquisas com esta mesma metodologia, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-1162/2014.

Alda - 391x69

Um comentário sobre “Dilma atinge 53% e abre 6 pontos de vantagem sobre Aécio, diz Datafolha

  1. Ibope e Data erraram horrivelmente os números do primeiro turno.
    E ass pesquisas que apresentam para o segundo, parece, até a vista de leigo, acertada em mesa de restaurante, entre um uísque e outro. Caminharam parelhas até hoje, quando se entregam a estúpida tarefa de oferecer diferenças para arrastar indecisos para um determinado candidato, no caso, claro, dona Dilma.

    Amanhã tem debaSte.
    Um caso que está estarrecendo o eleitorado consciente, livre, independente e sensato, será acrescido de informações que mostrarão que o que aconteceu até aqui, é apenas a mostra de menos da metade do iceberg.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.