Uma reunião nesta terça-feira, às 9h30, na sede da Amunpar, vai discutir e propor alteração no itinerário da ferrovia norte-sul, previsto no programa de obras do Governo Federal. A proposta é que o itinerário passe por Diamante do Norte, Itaúna do Sul, Nova Londrina, Guairaçá, Paranavaí, Alto Paraná seguindo para Maringá.
A reunião está sendo convocada pela Agência de Desenvolvimento Regional e o Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí (Codep). As entidades querem o apoio prefeitos, lideranças e dos veículos de comunicação para sensibilizar o Governo Federal a promover a mudança do trajeto.
Existe um projeto de mais de 30, 40 anos cujo traçado prevê a continuação de Maringá, acho que duma estação depois até Dourados, passando pelo Porto São José que é um dos trechos mais estreitos do Rio Paraná (lâmina d’água). Dr. Said Ferreira quando candidato a deputado federal usou esse estudo em sua pregação de campanha. O Ministério dos Transportes tem esse documento. Tudo prontinho, bastando a atualização.
A Proposta é passar em cima da barragem de Rosana, esta já foi projetada com esta finalidade, um trem com 100 Vagões, transporta por 300 caminhões e gasta o equivalente a 6 caminhões. Economia, segurança entre Pvaí e Maringá em um mês 6 mortes provocadas por caminhões, 1 em Alto Paraná, 1 em Nova Esperança, 4 no trevo de Atalaia.
Mas ligar Maringá com qual cidade, via Rosana?